Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE IGUASSÚ

Matéria de Ney Alberto
Foto: Ruína da Torre do Sineiro da Igreja de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú




A Regência – em nome do Imperador D. Pedro II – com fundamento no artigo3º, do Código de Processo Criminal, criou, juntamente com outras importantes providências, o Município de Iguassú. O “documento” (de nº. 10) foi assinado por Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. A “Povoação de Iguassú” foi “erecta” (promovida) à – Vila -. Seis Freguesias (“Distritos” / Paróquias), desanexadas da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, formaram o novo Município: Iguassú, Inhomirim, Pilar, São João de Meriti, Jacutinga e parte do território da Freguesia de Marapicu. A partir de 15 de janeiro de 1833 nosso município passou a existir “de direito” e só passou a existir “de fato” a partir da instalação da Câmara de Vereadores, posse firmada pelo Presidente da Câmara carioca 29 de julho de 1833. Duas das Freguesias – incorporadas ao Município “iguassuense” não ficaram satisfeitos com a subordinação ao Município de Iguassú: Inhomirim e Pilar. De Iguassú partia a Estrada Real do Comércio, um dos alicerces da movimentação econômico-financeiro deste lugar. Mas... Inhomirim contava com a “Variante do Proença” (“caminho do ouro”). Pilar contava com o “Caminho Novo das Minas” (“do ouro”, conhecido, então, por “Caminho Velho”). Os capitalistas de Inhomirim “não deram bola” pra Câmara, instalada em Iguassú. Vila era a designação do lugar onde ficava a “Capital” (Administração) de um Município.
Por questões - até hoje não muito esclarecidas – o Município de Iguassú foi extinto. Na campanha pró-Restautração, destacou-se Francisco José Soares (futuro Comendador Soares). O Município foi restaurado por decisão da Assembléia Provincial (1836/havia sido extinto em 1835), mas Inhomirim continuou sem dar respeito à Câmara “iguassuense”. Em 1846 foi criada a “Vila da Estrela” e Inhomirim e Pilar formaram este novo Município. Foram as duas primeiras perdas do nosso território.

BAIRROS DE MIGUEL COUTO GANHAM "OPERAÇÃO TAPA BURACOS"





Após angustiante período sem contar com usina de asfalto, o que gerou descontentamento de parte da população em todos os quadrantes de Nova Iguaçu, pelo excesso de buracos nas vias da cidade, finalmente, a prefeita parece dar sinais de querer reverter à situação.
A via que tem inicio no centro de Miguel Couto indo ter ao bairro Geneciano, por exemplo, acaba de ser agraciado com uma equipe da CODENI para a famosa Operação "TAPA-BURACOS".
Receptivas, as comunidades dos bairros que ficam às margens da Estrada especialmente os que habitam os bairros Grama e Geneciano, através do grupo - Abrace Essa Idéia - receberam de "braços abertos" os funcionários da Codeni que tiveram água gelada, sanduíches caseiros e até refrigerante ofertado pela vizinhança.
A estrada estava completamente destroçada (herança do governo anterior) e já havia protestos em altos brados dos moradores da região, pela falta da manutenção. Doravante, porém, espera-se que a manutenção, venha ela da prefeitura ou da empresa de ônibus que explora as linhas na região, não permita que a estrada volte ao estado lastimável em que se encontrava.

SINCOVANI INAUGURA



O Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (SINCOVANI), sob a Presidência de Uéliton Peçanha de Carvalho, promoveu um importante encontro onde houve a inauguração de novas dependências. Primeiro o “Cocktail”, após o anfitrião convidou aos presentes para passarem para o andar de cima do prédio, onde iria se dar a inauguração da esmerada sala de reuniões. Uma surpresa, entretanto, estava reservada para o escolhido para descerrar a placa inaugural do novo ambiente, o ex-presidente da própria SINCOVANI – Vicente Gomes Sobrinho, ao puxar o laço que a descortinava, leu a seguinte inscrição: “SALA DE REUNIÕES VICENTE GOMES SOBRINHO”
Foi a maneira engenhosa que “Coronel”, como é conhecido o atual gestor, encontrou para homenagear, em vida, seu amigo, e, ex-presidente da Casa, pela competência traduzida nos excelentes serviços prestados quando estava á frente da Instituição.

GRANDE ENCONTRO INTERNACIONAL DE PASTORES


Pastor Assis(brasileiro) - Pastor Raymond Watson e o tradutor

Cerca de duas mil pessoas compareceram ao grande evento internacional chamado de - Grande Encontro Internacional de Pastores - sábado dia 14 de maio, na Casa de Show Rio Sampa em Nova Iguaçu – Baixada Fluminense – sob os auspícios da Apostolic Outreach Center representado pelo Pastor Raymond Watson, que veio celebrar a união entre as Igrejas do Brasil e dos Estados Unidos.
Tudo começou com um diversificado “café da Manhã”, durante o qual houve apresentações de música ‘Gospel’.
A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama , não esteve presente, mas se fez representar pelo mais diplomata dentre seus assessores - José Antônio da Tinguá.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Thiago Portela, Nelson Bornier e o bom censo

Por Claudia Maria
O vereador Thiago Portela e o deputado federal Bornier reuniram-se com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e o diretor do Instituto, Romualdo Rezende, responsável pelo Censo de 2010 no Estado do Rio de Janeiro. Na pauta da reunião, realizada na sede do Instituto e com duração aproximada de duas horas, os números do Censo de 2010 para Nova Iguaçu.
Inicialmente, Thiago Portela e Bornier apresentaram aos executivos um estudo em que utilizaram números do próprio IBGE, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) e da Fundação Cide (Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro).
Neste estudo, os parlamentares demonstraram que o percentual de eleitores em relação à população total de Nova Iguaçu mantém-se desde o ano 2000 na média de 59%, e que, por ela, a nossa população seria de 925.085 habitantes em 2010. Já pelo número oficial do IBGE, teríamos 795.282 habitantes, ou seja, nossa cidade teria nada menos do que 69% de eleitores em relação à população total, fugindo completamente da média histórica.
Defendendo o trabalho do Instituto, o presidente Eduardo Nunes argumentou que o número médio de filhos vem diminuindo nas famílias de Nova Iguaçu, de 3,94 em 1991 para 2,88 em 2010, o que se reflete no número de crianças matriculadas nas escolas, que foi de 131.752 em 2008 e caiu para 125.245 em 2010.
Contra argumentando, Bornier informou ao Presidente que o número de nascimentos não caiu em Nova Iguaçu, e sim o de registros, uma vez que, por falta de maternidades, os filhos de Nova Iguaçu nascem e são registrados no Rio de Janeiro, em Japeri e Paracambi, principalmente. Além disso, Thiago Portela lembrou que o número de alunos nas escolas não caiu por falta de alunos, mas por falta de vagas nas escolas, uma vez que não foram construídas novas escolas para atender à demanda.
Decididos a não permitir que Nova Iguaçu pague por eventuais erros cometidos pelos recenseadores, Thiago Portela e Bornier lembraram ainda as perdas que Nova Iguaçu poderia ter, não apenas em relação ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios), mas também em relação ao Teto Financeiro de Vigilância em Saúde, que é fixado pelo Ministério da Saúde a partir dos números do IBGE.
Pressionado pelos parlamentares e seus argumentos, o Presidente do IBGE admitiu a possibilidade de erro no Censo de Nova Iguaçu, e disse que isto poderá ser comprovado através da verificação do Cadastro Imobiliário da cidade, que contém os números de imóveis cadastrados em cada bairro de Nova Iguaçu.
. Em decorrência, Thiago Portela, em audiência com a prefeita Sheila Gama e a Comissão de Geografia e Estatística da Prefeitura, solicitou os dados do Cadastro Imobiliário de Nova Iguaçu. Nesta ocasião, o vereador ficou impressionado com o ótimo trabalho realizado pela Comissão, com fartura de dados e muito bem fundamentado.
De acordo com o Cadastro Imobiliário, existem em Nova Iguaçu 328.522 unidades cadastradas, número este que, multiplicado por 2,88 (que o IBGE julga ser a média de habitantes de cada de Nova Iguaçu), resultaria em uma população de 946.143 habitantes.
De posse destas novas informações fornecidas pela prefeita Sheila Gama, o vereador Thiago Portela e o deputado federal Bornier exigirão, na próxima reunião com o presidente do IBGE, a revisão nos números do Censo 2010 para Nova Iguaçu.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pastor Laranja cria Medalha

Preocupado com o mau serviço apresentado no município de Nova Iguaçu por alguns comerciantes com atividade no ramo de alimentação: restaurantes, botequins, rede de hotelaria. O vereador Pastor Laranja acaba de criar Projeto Legislativo que contempla aos que, ao contrário, se empenham no sentido de promover em suas cozinhas e mesas padrão de qualidade e higiene em nível de excelência.
Dessa forma foi criada a Medalha de Mérito Higiene Nota Dez.
Em nosso modo de ver, a grande sacada do Vereador Pastor Laranja é o fato de em seu projeto, não haver preocupação em punir de forma direta os inadvertidos, até porque, medidas com esse cunho não caberia à Câmara, e, sim, credenciar os bons, para que tenham seus méritos chancelados pelo Legislativo Municipal.
“Comida é fator primordial para a saúde de todos. Não podemos deixar de incentivar aqueles que buscam cada vez mais oferecer qualidade para seus clientes. Doravante vamos chancelar os que trazem consigo a importante missão de fornecer alimento à população e o fazem com qualidade e estilo. E essa chancela será a – MEDALHA DE MÉRITO HIGIENE NOTA DEZ!”, disse o autor do projeto.

"O CAPETA CHUPANDO MANGA"

Série: De certa Feita...
Informação: CICI
Foto: Cici, Branco(amigo), Vander(filho de Cici)
Matéria de : Wandemberg

Esse ‘Causo’ nos foi passado por CICI(FOTO) meia atacante dos bons, hoje com 67 anos, outrora um dos craques da saudosa equipe do Vila de Cava, que um dia qualquer dos anos cinquenta caiu na besteira de jogar contra o time que jogava um tal de Manoel o – “Capeta Chupando Manga” - que entrou no segundo tempo para ‘massacrar’ o Vila.
Excurssões de futebol
Atigamente entre os anos 50 e 60, era hábito dos clubes de futebol amador, quando o campeonato da LID – Liga Iguaçuana de Desportes, não estava em andamento, excursionarem para outras cidades do Estado, e, até às praças mineiras ou paulistas mais próximas. Assim famílias inteiras integravam as caravanas que chegavam a ser compostas por quinze a vinte ônibus, alugados à base de ‘rateio’.
No ônibus da frente - conhecido como - “Abre Ala” – invariavelmente uma faixa - meia que “folclórica” - era colocada na frente do radiador com dizeres mais ou menos assim: “A EQUIPE DO (...) SAÚDA POVO E IMPRENSA LOCAL E PEDE PASSAGEM!”. Nas laterais dos demais ônibus outras faixas, fazendo alusão ao time, eram expostas, orgulhosamente, com dizeres ufanistas que chegavam a arrancar arrepios dos mais emotivos! No interior dos veículos uma cantoria só! Pandeiro e cavaquinho não podiam faltar!
E, lá, iam eles, felizes, para a partida emocionante, chegando ao extremo de, para tornar apoteótica a chegada, soltarem, mal entrassem na localidade de destino, uma saraivada de fogos, das janelas dos coletivos, provocando grande estardalhaço e, muitas vezes, dado ao horário, acordando moradores da cidade, que também se sentiam felizes com os visitantes. Pelo o menos até a hora do jogo!
Mas não se iludam! Quando a bola rolava o fanatismo investia os torcedores e a coisa mudava de figura dando lugar a animosidade. Muitas vezes no calor da disputa a porrada “estancava”, dentro ou fora de campo, indo gente parar na Delegacia local, que não raro resolvia o desentendimento sem que ninguém ficasse preso.
A EXCURSSÃO DO VILA DE CAVA
De certa feita, o Vila de Cava F.C., que nos meados dos anos cinqüenta tinha um timaço de futebol, foi jogar em Raiz da Serra. Nesse dia, porém, não houve atritos à lamentar, o embate era, mesmo, focado na bola.
O Vila estava completo: No arco Toninho (pai do vereador Marcos Fernandes). Na zaga destaque absoluto para o saudoso center-hauffer Padilha; Cici era o meia atacante; Neném exímio ponta direita; Heraldo; Carvalhal; Nilton Meleca; e, o maior deles todos - o finado Moisés sem Braço, assunto, até hoje, dos comentaristas esportivos de última hora de Vila de Cava.
O primeiro tempo fora emocionante. O fantástico Moisés, que não tinha um dos braços, já houvera balançado a rede adversária três vezes. O “diabo” é que a equipe do Raiz, que também era muito boa, empurrara 4 na rede do Toninho! Mas, não havia de ser nada, os jogadores do esquadrão de Vila de Cava estavam certos da vitória. Virar o placar adverso, seria apenas uma questão de tempo.
Enquanto não começava o segundo tempo, um zum-zum-zum entre os torcedores locais, aguçava a curiosidade do povo visitante. Na iminência do adversário virar o resultado do placar, a torcida da casa pedia em coro a entrada de um tal de Manoel!
“Deve ser o Manoel da padaria local. Todo lugar tem um Manoel da padaria”, deixou escapar a título de gozação um torcedor morador da Rua Helena.
Quando o Raiz da Serra voltou do vestiário para o segundo tempo, o tal do Manoel veio junto arrancando efusivos aplausos de sua galera.
Ao observar melhor o tal Manoel, logo os atletas e a torcida do Vila perderam o medo, pois tratava-se de uma figura bastante “bizarra”. Ao arriscarem uma breve comparação entre seu craque Moisés que já fizera 3 gols na partida e, o empenado que acabara de entrar, lhes parecia óbvio que o Vila tinha tudo para ganhar o jogo. O craque do Vila não tinha um braço, mas, pelo menos, estava no prumo, já o Manoel era todo torto parecia um arco. Sua perna esquerda era arqueada pra dentro a direita para fora. Não lhes pareciam que o torto pudesse, sequer, jogar futebol!
Na verdade o pessoal do Vila só pode entender a euforia da torcida da casa depois que teve início a segunda etapa da partida.O jogador torto parecia um furacão! Jamais os excurssionistas da Vila poderiam supor ver coisa igual! Para começar ninguém conseguia tirar a bola de seus pés, e, os gols foram se sucedendo, um após outro. O torto era o “capeta chupando manga”. Era só o juiz dar nova saída para o Manoel fazer outro gol. No final o jogo acabou 11X4 com nada menos de sete gols marcados pelo homem.
Nota da redação: O Manoel, que 'acabou' com o Vila naquele domingo ‘sombrio’, se tornou um dos Deuses do futebol mundial e ficou conhecido como - Mané Garrincha - O Gênio das Pernas Tortas.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Só Amigos - Aniversário de SHERRY

Por: Ruy Tecnocrata

Com a presença de personalidades do samba iguaçuano e a grande massa amiga da comunidade e adjacência, a nossa Sherry comemorou com uma farta churrascada acompanhada de mesa de frutas, torta salgada, bolo e doces mais uma primavera de conquistas e realizações.

Só Amigos - Jorginho Pirraça

Por: Ruy Tecnocrata


BAR DO OSWALDO – JORGINHO CONVIDA


Com uma peixada à moda da casa, Jorginho ex-vocalista do Grupo Pirraça, recebe Daniel Alves – a lenda viva do cavaquinho numa Roda de Samba formada por amigos de antigas caminhadas. Também mostra a nova geração, Renan e Caramujo à comunidade do samba. Este é mais um espaço do samba, ali no Rancho Novo, que Jorginho Pirraça e amigos de vizinhança querem implantar nas tardes de sábado; nas rodas de samba normalmente podemos ouvir inéditas de Bambas da antiga como: Jorginho, Pinga, Caboré, Elcinho do Bandolim, Cantuário e outros convidados.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Parada 816 - Novo Rumo



Por: Ruy Tecnocrata
Só amigos

Parada 816 é mais uma opção para as noites de sábado. Com o Grupo Novo Rumo tendo como vocalista Ribamar, os iguaçuanos podem apreciar bons petiscos, bebidas variadas e um bom som musical. Quase sempre convidados aparecem para dar uma canja, como: Pinga , Caboré e outros

Vereador Marcos Fernandes se filia ao PRB

Marcos Fernandes quando da entrega de Cidadão Iguaçuano ao então candidato a Senador Vaguinho
ASCOM/CVNI

Vereador Marcos Fernandes se filia ao PRB
O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, vereador Marcos Fernandes, é o mais novo membro do Partido Republicano Brasileiro (PRB). A filiação aconteceu na quinta-feira passada, dia 5, no gabinete do senador
Marcelo Crivella em Brasília.
- A filiação do Marcos engrandece o PRB e é motivo de orgulho para todos nós que acreditamos na política dos ideais, da renúncia e do sagrado dever de servir ao povo. Se desejar, terá o apoio de todos nós para disputar a Prefeitura de Nova Iguaçu, município que tanto amamos e que já nos elegeu duas vezes – disse Crivella.
Após avaliar o convite de vários partidos, Marcos Fernandes escolheu o PRB por acreditar que é o que mais se identifica, atualmente, com sua maneira de pensar a política partidária no Brasil.
- O Partido Republicano Brasileiro é uma instituição democrática, defensora do bem comum e de uma sociedade livre. Acredita na promoção da gestão orçamentária participativa, na realização de debates e audiências para a construção de um governo afinado com a vontade popular, prega a liberdade de expressão, os valores da família e acredita que a administração pública deve estar a serviço dos interesses da coletividade. Tudo isto tem identidade com minha história na política. Sem falar, é claro, na conduta do senador Crivella, um grande exemplo de homem público, comprometido com o desenvolvimento de uma nação forte e uma população cidadã – afirmou Fernandes.
Em relação a uma futura candidatura à prefeitura, Marcos agradece a confiança do senador e diz que sua decisão levará em conta o que for melhor para Nova Iguaçu. “Nasci, cresci, estudei, formei minha família e crio meus quatro filhos nesta cidade. Quero que esta terra se torne no melhor lugar para se viver. Deus vai nos mostrar qual o caminho certo para construir esse ideal”. O vereador diz, ainda, que o assunto deverá ser debatido com a executiva do partido na cidade, hoje presidido pela deputada estadual Rosangela Gomes.
O ato de filiação contou com a presença do presidente do PRB no estado do Rio, o deputado federal Vitor Paulo, e da deputada estadual Rosangela Gomes, ex-vereadora de Nova Iguaçu.

NA CHEFIA DA REBIO TINGUÁ OS BONS NÃO FICAM POR MUITO TEMPO

Josimarcio(ao centro) a um só tempo é homenageado por sua corporação - PM - e, ainda, pelo Legislativo Iguaçuano - "Cidadania Iguaçuana"

Quando nomearam Josimarcio chefe da Reserva Biológica do Tinguá, os que conheciam sua capacidade administrativa e sua intransigência positiva no trato com os predadores do meio ambiente, já imaginavam que quem sairia ganhando seria a própria Reserva. Com efeito, assim aconteceu! Formado em Gestão Ambiental e policial exemplar, Josimarcio não decepcionou a expectativa que girava em torno de seu nome, muito pelo contrário, conseguiu até superá-la. Mas, infelizmente, a frustração pegou de surpresa aqueles que fizeram coro por Josimarcio, quando, a despeito do excelente trabalho desenvolvido, o transferiram para a APA Petrópolis. Bom para Petrópolis! Ruim para Nova Iguaçu!
Para o lugar de Josimárcio uma experiente funcionária do IBAMA, com passagens pelas mais importantes florestas do país a bióloga - Márcia Nogueira - que também foi bem, tendo como maior mérito a reorganização do Conselho Consultivo da ICMBIO /Tinguá! Porém, Márcia, parece que já entrou com os dias contados, e, a exemplo de Josimarcio, foi logo tirada de circulação.
Intrigados diante desses dois, injustificáveis, afastamentos em tão curto espaço de tempo, fazemos a seguinte pergunta! Por que será que, embora essas duas gestões tenham sido muito boas, os gestores foram afastados?
Quando se sabe que tem muito “chapa branca” estadual e municipal, intermediando interesses de empresários que, antes de se preocuparem com o meio ambiente, estão, isso sim, preocupado em ganhar dinheiro, ficamos, deveras, preocupados! Querem que a Reserva Biológica do Tinguá se transforme em Parque! Isso, não se pode permitir! Por trás disso tem o eco turismo empresarial, uma farça, sem o menor compromisso com o eco sistema, conforme já vimos em diversas outras oportunidades.
O empresário exerce papel importante na sociedade e, é por natureza preocupado em obter lucros, o que achamos natural, posto que essa deve ser, mesmo, sua premissa, mas é importante que se digne a ter escrúpulos quando são atraídos a fazer investimentos em determinados ambientes onde possam ameaçar a vida no planeta. O Alto Tinguá é uma grande Caixa D’água que dá condições de vida a milhões de pessoas e abriga, em convulsão permanente, bilhões de microorganismo indispensáveis para sua biodiversidade, portanto, não pode ser alvo do interesse do capital empresarial.
O dinheiro para investir em biomas como a Rebio Tinguá, deveria sair dos cofres da nação, advindos dos altos impostos que pagamos ao Governo, e, mesmo assim, para proteger o ambiente da predação imposta pelos homens e, não, com empreendimentos visando lucro de quem quer que seja.
Hoje em dia alguns políticos, não sabemos porque, adoram colocar sua influência a serviço de empresários. Isso é no mínimo suspeito!

Só Amigos- Trem da Harmonia Destino Baixada

Por: Ruy Tecnocrata



Por: Ruy Tecnocrata

Trem da Harmonia Sentido Baixada Produzirá Livro


Com o apoio de Entidades Federais e Colaboradores em parceria com a UFRJ-Rural de Nova Iguaçu, será escrito o 1º Livro – PRESERVAÇÃO DO ACERVO E MEMÓRIA – baseado na História Cultural de Samba e Carnaval de Nova Iguaçu. Presentes à primeira reunião de apresentação do Projeto: Vereador Ferreirinha, Diretoria do Trem da Harmonia, Professores da UFRJ-Rural, Compositores, Cantores e demais representantes das diversas áreas ligadas a história do carnaval de Nova Iguaçu. Destaca-se o propósito do Livro que é resgatar o acervo cultural de pessoas, nascidas na Baixada, que ao longo de décadas colaboraram para a composição do mosaico dos artistas e profissionais, que no anonimato ou não, através dos seus talentos, transformaram e divulgaram a cultura popular brasileira.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Luiz Martins e Nelson Bornier - Esses voltaram!

É! O deputado Estadual Luiz Martins está demonstrando ser uma raridade do âmbito político. Eu mesmo poucas vezes vi um político, após se eleger, voltar aos locais por onde passou pedindo voto durante a campanha. Tirando Nelson Bornier e mais uns dois ou três, os outros geralmente somem e, só voltam na próxima eleição, na maior 'cara de pau’. Somente na Grama e Adjacências já encontrei Luiz Martins umas quatro vezes. Na última ele (foto ao lado de Gerciano e Nelson Bornier) não estava a trabalho, veio mesmo para almoçar com lideranças do 'Abrace Essa Idéia', um grupo, sob a presidência de Gerciano, que quer promover na Grama e Adjacências uma bruta transformação e, para isso, conta com o Deputado que, diga -se de passagem, felizmente tem feito sua parte na Assembléia Legislativa. Existem muitas ruas prestes a serem pavimentadas na região, provocadas pelo grupo, mas esse tipo de empreendimento é lento, como se sabe, é preciso que haja um político com força estadual, de plantão, para “cutucar” o governo - o Luiz Martins tem sido este político na Assembléia, assim como Nelson Bornier respalda o grupo em Brasília. Como vêm essa região pode se considerar bafejada pela sorte! Os prenuncios de progresso são óbvios!

domingo, 1 de maio de 2011

Espaço do Samba - Caboré

Por: Ruy Tecnocrata



CABORÉ


O canto do negro é um lamento na senzala do senhor... chibata comia a toda hora, sem água, sem roupa, sem alimento... “, com estes versos da música Lamento do Negro” gravada e imortalizada por Dona Ivone Lara mais um Bamba se apresenta : Edson Pinto da Silva o compositor e cantor mais conhecido como CABORÉ. A música citada anteriormente tem como parceiros Fumaça do Salgueiro e Heitor dos Prazeres Filho. Caboré também tem músicas na discografia de Bezerra da Silva: Nunca Vi Ninguém Dá Dois em Nada (c/Pinga e Menilson), Foi Dr Delegado Que Disse (c/Pinga e Jorge Portela) e Preço da Gloria (c/Pinga). Voltou-se um pouco no passado e as saudades estampadas nos seus olhos lagrimejados falam das grandes rodas de samba: no Minerva (hoje Helênico) do Rio Comprido e dos companheiros: Jânio Maria, Haroldo Santos (falecidos), Aluisio Machado e Marcos Moran; Casa de Bamba (na Teodoro da Silva - Vila Isabel) e dos companheiros: Gemeu, Xuxu (falecidos) e Barbinha; Pavunense roda de samba do Davi Correa da Portela com o Grupo Espaciais do Samba; GRES Acadêmicos de Miguel Couto e dos companheiros: Paulão do Império(falecido), Paulo Chapa, Chocolate e Pinga; GRES Leão de Nova Iguaçu e dos companheiros; Tio Chico, Jânio Maria, Anésio(falecidos), Claudinho, Pinga, Barbado, Copão, Itamar(fº Anésio) e Luiz do Surdo; GRES Beija Flor de Nilópolis e dos companheiros: Cabana, Savinho (falecidos), Jose Carlos Delfim, Timbó, Picolé, Wilson Bombeiro e Bira. Como cantor Caboré tem um repertório amplo e diversificado, mas tem suas preferências: Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito (“Amor Perfeito”,”Gotas de Luar”,A Vida”,Não é só Você”,”Quando eu me chamar saudade”,”A Flor e o Espinho”), Candeia(“Pintura sem Arte”,”Filosofia do Samba”,”Silencio Tamborim”(Wilson Bombeiro/Anésio)) e Léo (“Lágrimas”), Barbado/Jorge Portela/Manteiga da Portela(“Sorriso Negro”), Grupo Revelação, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal. Como compositor Caboré com seu parceiro Rouxinho tem uma inédita “Morena” ....Morena me empresta teu sorriso, me empresta tua boca, que Eu quero provar teu sabor; me de um pouquinho do teu carinho, para aliviar minha dor...”, sempre polêmico mas conhecedor do que faz é um cidadão do samba pronto a participar de uma boa Roda de Samba – “.....Sim, me disseram que o céu é harmonia e paz......mas se Eu for pra lá, ao descansar / vou cantar e sambar / com um anjo moreno...”. Podemos também dizer que este é mais um, Bamba do acervo vivo da Cultura Negra Musical de Nova Iguaçu.