Páginas

domingo, 31 de março de 2013

Encerramento do Ciclo de Palestras no SESC.


































Por: Marcelo Amancio
Hoje terminamos com grande satisfação e um pouco de tristeza esse Ciclo de palestras ministrados por Sergio Fonseca e Luis Anselmo no espaço Multiuso das dependências do SESC.Satisfação por ter participado e contribuído direto e indiretamente, e tristeza por ter acabado, pois há sempre muito a se discutir sobre esse universo que é o carnaval.
Nós do Trem da Harmonia Destino Baixada agradecemos a ¨Declaração de Participação¨ e estaremos sempre a disposição quando o assunto for Cultura Samba.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Basquete feminino de Nova Iguaçu treina para torneio em cachoeiro de Macacu



A equipe treina quatro horas por dia e terá seu primeiro desafio no torneio de Cachoeiro de Macacu
 Fotos: Renato FonsecaPor: ASCOM/PMNI
A Prefeitura de Nova Iguaçu fez uma cesta de três pontos no esporte do município ao resgatar a equipe feminina  de basquete Impacto/Nova Iguaçu, que já está treinando para disputar um torneio em Cachoeiro de Macacu, Região Serrana do Rio, nos dias 6 e 7 de abril.
         O secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, explicou que a Prefeitura está reformando o ginásio da Vila Olímpica para que a equipe passe a treinar diariamente no local.  Atualmente as jogadoras usam as quadras do  Minha Estrela Branca, no bairro Santa Eugênia, e do Liceu Santa Mônica, na Posse, para ensaiar as principais jogadas. “Estamos trazendo de volta o basquete, que tantas alegrias deu a Nova Iguaçu”, resumiu Adriano Santos, destacando que irá reimplantar na Vila Olímpica  a escolinha de basquete.
         Coordenadora da equipe Impacto/ Nova Iguaçu, Martinha da Rocha Rogério, 41 anos, lembrou que a iniciativa começou com seu marido, o professor João Luiz. Ao lado do filho Victor Rogério, 18, que é o técnico da equipe, Martinha declarou que o apoio da Prefeitura é fundamental para que a equipe tenha tranqüilidade para disputar os principais torneios. “Estamos ensaiando várias jogadas e treinando com determinação para o 12º Torneio de Basquete de Cachoeiro de Macacu, onde iremos representar Nova Iguaçu”, concluiu Martinha, lembrando que a equipe está recheada de atletas campeãs.
         No cargo há seis meses, o técnico Victor Rogério lembrou que assumiu o cargo após a morte do pai. Ele frisou que era auxiliar de João Luiz e dará continuidade ao trabalho do mentor  do projeto. “Foi tudo muito de repente, mas estou preparado e tenho certeza que a equipe fará bonito em todos os torneios”, argumentou, enfatizando que o time titular já está escalado com as seguintes jogadoras: Thatiane Gomes, Taliciane Trindade, Camila Thomaz, Amanda de Oliveira e Thamires Roma.
         Uma das jogadoras mais experientes da equipe é Thatiane Gomes, 22, que é exímia arremessadora da linha de três pontos. Tetracampeã dos Jogos Intercolegiais e campeã das Olimpíadas da Baixada, ela explicou que começou a praticar basquete há 10 anos, quando estudava em uma escola municipal. “Estou me dedicando e treinando forte para defender Nova Iguaçu e conquistar muitos títulos”, concluiu.
        

Bornier implanta novo conceito de alimentação na Educação e Saúde


    Por: Geraldo Perelo ASCOM/PMNI
 Uma alimentação totalmente balanceada, ao recheio de vitaminas, proteínas e sais minerais, implantada com o novo governo do prefeito Nelson Bornier, está mudando hábitos nutricionais de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino de Nova Iguaçu. No Hospital Geral da Posse, o cardápio diário, diferenciado, também já começa a fazer efeito, com a redução do tempo para o restabelecimento da saúde dos pacientes ali internados.
         Nutrucionista da Secretaria Municipal de Educação, Gisele Silva disse que havia uma preocupação muito grande do novo secretário de Educação, Paulinho do Leopoldo, com a questão da obesidade infantil, que, conforme dados do Ministério da Saúde, teve um avanço nas duas últimas décadas, na faixa etária de 5 a 9 anos.
         Ela explicou que o aumento da obesidade pulou de 4,1% para 16%, nos meninos, e de 2,4% para 11,8% entre as meninas. Por conta dessa realidade a Secretaria Municipal de Educação retirou do cardápio da merenda escolar frituras, guloseimas e produtos com baixo teor nutricional que contribuam para o aparecimento de patologias ligadas ao hábito alimentar.
         De acordo ainda com a nutricionista, o cardápio da merenda escolar do município de Nova Iguaçu passou a ser elaborado de forma balanceada. “A nossa alimentação, agora, respeita as necessidades nutricionais das diferentes faixas etárias, incluindo alimentos saudáveis, que são fontes de vitaminas e minerais, encontrados nas frutas, legumes, verduras, leite e seus derivados”, explica.
         Atualmente, nas 129 escolas da rede de ensino do município, os alunos já fazem o desjejum a base de leite batido com frutas ou chocolate, por exemplo. Para Gisele Silva, a proposta da Superintendência de Alimentação Escolar é incentivar o consumo de legumes, peixe, frango e carne, incluindo fígado, que, conforme explicou, são alimentos ricos em proteínas, mas que na maioria das vezes não chegam à mesa dos estudantes.
         Na Escola Municipal Dulce Raunheitti de Moura, em Jardim Nova Era, muitas crianças só queriam comer feijão com arroz. A merendeira Maria Aparecida da Rocha, 51 anos, contou que foi necessário realizar um trabalho de convencimento para uma mudança de hábito alimentar desses alunos.
         “Nós incentivamos os meninos a comerem o que é bom para a saúde deles. Às vezes, não queriam legumes, mas acabavam aceitando quando a gente misturava com a carne”, lembrou a merendeira, que trabalha há três anos na escola, onde os filhos também estão matriculados.       
         Diretora-geral, Ana Paula Nascimento informou que 97% dos alunos se alimentam na própria escola. “A comida, aqui, é de boa qualidade e as crianças adoram quando o cardápio é estrogonofe de frango”, festeja, frisando que a direção do colégio não precisa mais se preocupar em administrar problemas relacionados à falta de gás, óleo, alho e outros itens.
         Já Olga Freitas, nutricionista de uma das empresas que fornecem a merenda escolar, lembrou, por sua vez, que houve também a retirada da ingestão de líquidos durante as refeições, segundo ela, para evitar a dilatação do estômago. Foram abolidos também os embutidos, a exemplo da salsicha. “A proposta é que a merenda tenha gosto de comida caseira”, justifica.
         Aluno do 5º ano, Ezequiel Santos Vieira, 10 anos, almoça todos os dias na escola Dulce Raunheitti, onde estuda. “A comida, aqui, é muito boa, sobretudo quando é servido estrogonofe de frango”, conta, satisfeito, lembrando que não dispensa uma boa fruta. Já a colega Kathlem Camily Silva dos Santos, 9, relata que gosta de estrogonofe com batata e de feijão com arroz.
Desde 11 de março, o Ministério da Saúde vem desenvolvendo uma campanha nacional de Saúde na Escola, com envolvimento de técnicos do Programa de Saúde da Família e aferição de peso das crianças.
         PACIENTES MAIS SAUDÁVEIS – No Hospital Geral de Nova Iguaçu, também conhecido como Hospital da Posse, muito coisa mudou com o governo do prefeito Bornier, a partir da nova concepção alimentar para pacientes e funcionários.
         “A comida melhorou muito. Já teve dia da gente comer macarrão com salsicha, e para beber só ter água. Hoje, a comida é diversificada, a qualidade é excelente e todos os dias temos suco. Mudou muito a comida no hospital”, testemunhou Elaine Martins Ferreira, 34, que trabalha como auxiliar administrativa da unidade médica.
         A direção do hospital informou que os pacientes fazem, em média, seis refeições diárias, de acordo com suas necessidades. Eles são avaliados por nutricionistas e recebem suplementação, se for necessário. Já os acompanhantes também podem se alimentar no hospital, com café da manhã, almoço, lanche e jantar.
         “O almoço no hospital é muito bom. A comida é gostosa e a quantidade é mais que suficiente. Pra muita gente é muito importante, porque não precisa gastar e nem sair do hospital”, aprova a dona de casa Camila Jesuino Alves, 24 anos, que acompanha a avó internada.
         “A refeição do hospital era muito ruim, de péssima qualidade e mal servida. Com a nova gestão, a comida é outra coisa, deliciosa e bem servida”, afirma a auxiliar de serviços gerais Caroline dos Santos Gomes, 19. “Todos os dias, recebemos comida, melhor temperada e muito gostosa”, confirma a paciente Dalvina Alves Joaquim, 75 anos.
Na avaliação na nutricionista Bianca Tatagiba, os cardápios são montados de acordo com a necessidade nutricional dos pacientes, levando em consideração critérios como idade, patologia e hábito alimentar, entre outras questões. “Quando a nova gestão assumiu, fui convidada para chefiar a Nutrição aqui do Hospital Geral de Nova Iguaçu. E a primeira medida que tomamos foi implantar a valorização da nutrição clínica, avaliando e adequando a dieta de cada paciente de acordo com a sua necessidade”, explicou.
         Ainda de acordo com Bianca Tatagiba, já é possível perceber bons resultados com as mudanças promovidas. “Melhor nutridos, os pacientes se restabelecem mais rapidamente. É bom ver o resultado do trabalho que está sendo implantado pelo setor de Nutrição do hospital”, comemorou, frisando que, atualmente são servidas 2.270 refeições diárias para pacientes, acompanhantes e servidores.


quarta-feira, 27 de março de 2013

DECISÃO JUDICIAL OBRIGA AMPLA A MUDAR LOCAL DE MEDIDORES


Por: Ana Carolina de Mello
A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) ganhou em primeira instância, na última quarta-feira (20/03), ação contra a concessionária de distribuição de energia elétrica Ampla Energia e Serviços S.A. A empresa foi acusada de desrespeitar a resolução 414/10 da ANEEL, já que ao implantar um novo sistema de medição eletrônica externa de energia, através de chips, posicionou os medidores no alto de postes, a 9 metros do chão, impedindo o consumidor de acompanhar seus gastos. A Ampla justificou-se afirmando que a medida foi tomada por conta da ocorrência generalizada de furto e fraude.
O juiz titular da 1ª Vara Empresarial, Luiz Roberto Ayoub, julgou procedentes os pedido da Codecon e determinou que a Ampla deve instalar os medidores de consumo em locais visíveis e de fácil acesso aos consumidores, além de ter que devolver, em dobro, os valores pagos em excesso pelos clientes, desde que devidamente comprovada a falha. Além disso, a empresa deverá disponibilizar terminais de consulta de consumo individual em todas as unidades nas quais foram instalados medidores externos, no prazo de seis meses a contar da intimação desta decisão, sob pena de multa diária de R$ 100 para cada consumidor desassistido.
De acordo com o presidente do colegiado, deputado Luiz Martins (PDT), ficou claro que a empresa agiu de ma fé. "Através de laudo técnico emitido pelo Inmetro ficou comprovado que o modelo eletrônico utilizado e instalado pela Ampla contava com defeitos no momento da medição de consumo, gerando um enriquecimento sem causa por parte da concessionária", afirmou o parlamentar

Prefeitura de Nova Iguaçu paga servidores na segunda-feira

 A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Economia e Finanças, informou que pagará na  próxima segunda-feira (01/04), os salários dos cerca de 15 mil funcionários, incluindo cargos comissionados e efetivos das Secretarias e fundações como Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (Previni). Os aposentados e pensionistas também recebem no mesmo dia. O dinheiro será depositado nas contas correntes e a folha de pagamento gira em torno de R$ 21 milhões.

Via Face BooK



Hoje de manhã as 10:10 horas em Inhoaíba encontrei um senhor. Ele veio de Petrópolis, as filhas deles moram em Nova Iguaçu, ele tem 65 anos, e, o nome dele é Luis Francisco. Por favor compartilhem essa foto, quem sabe ele encontra a família.


Nova Iguaçu antecipa as comemorações de Páscoa


Festa no Patronato

Fotos: Thiago Loureiro
ASCOM/PMNI
Secretaria de Assistência Social festeja com idosos iguaçuanos
 A Prefeitura de Nova Iguaçu antecipou as comemorações da Páscoa na cidade. A Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou, nesta terça-feira (26-03), uma confraternização com os participantes do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), no Centro Social São Vicente (antigo Patronato).
A atividade contou com a presença da secretária Cristina Quaresma, que abriu o evento. “Essa confraternização é um momento muito importante, pois nossos idosos têm a oportunidade de mostrar para seus familiares um pouco do que aprendem no projeto. Mesmo em pouco tempo de governo, começamos um trabalho correto e de qualidade e vou trabalhar para oferecer uma gestão de referência no atendimento ao idoso”, enfatizou a secretária.
Cerca de 150 pessoas marcaram presença do encontro pascoal. Os participantes do Esmuti se apresentaram em um coral, composto por 32 vozes, onde apresentaram um repertório composto por músicas religiosas. Em seguida, uma peça teatral foi encenada sobre a Paixão de Cristo. No final do evento, todos receberam da Secretaria um cesta de páscoa como lembrança.
O Esmuti oferece atividades gratuitas como yoga, teatro, coral, tai chi chuan, dança, hidroterapia, hidroginástica e oficinas de artesanato. Para a moradora do bairro k11, Angélica da Silva, 74 anos, participar das atividades do projeto mudaram sua vida. “Estou muito bem, pois aqui me sinto produtiva. Sou muito mais feliz desde que passei a frequentar o espaço”, disse a pensionista, que participou da peça de teatro.

domingo, 24 de março de 2013



ASCOM/PMNI
Foto: Renato Fonseca
O Prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier e sua vice Dani Nicolasina, participaram na manhã e hoje (21) do Seminário Visões de Futuro: Potencialidades e Desafios para o Estado do Rio de Janeiro, Região Baixada Fluminense, promovido através da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no auditório do Sesi.  O encontro que reuniu prefeitos, comerciantes e empresários  da Baixada Fluminense, contou com a presença do subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, e teve como palestrante o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, que abordou a realização de vários projetos do governo do Estado com impacto nos municípios da região, destacando a obra do Arco Metropolitano e a expansão da Via Light. Pezão fez promessas ao assumir compromisso de solucionar o problema de abastecimento de água na Baixada e ainda anunciou a entrega de duas obras para o final do ano em Nova Iguaçu: construção do viaduto de Austin e as obras de esgotamento sanitário do bairro Geneciano.


Pezão disse que a obra de construção do Arco Metropolitano está com atraso por causa das últimas chuvas. “Mas estaremos entregando em dezembro deste ano. É uma grande obra. Uma redenção para a Baixada Fluminense na área do desenvolvimento e logística”, destacou o vice-governador, que recebeu elogios de Bornier. “Pezão que já foi prefeito sabe muito bem o que as cidades precisam. Está fazendo um trabalho magnífico como vice-governador. Sempre a frente de projetos importantes: desde o asfalto na porta de casa até as parcerias de recursos nas áreas de saúde e educação”, salientou o prefeito, estendendo seus elogios ao presidente da Firjan, Eduardo Eugênio. “Muito importante a iniciativa da Firjan, sempre abrindo caminhos para novas discussões na Baixada Fluminense”, ressaltou Bornier.


Pezão, que palestrou quase meia hora, anunciou que no mês de abril o governo do Estado estará iniciando o processo licitatório para a obra de extensão da Via Light. Segundo o vice-governador, o projeto que amplia a rodovia até o Bairro Madureira, subúrbio do Rio, inclui a construção de sete viadutos e dois túneis. “Com a obra pronta a Baixada Fluminense ganhará mais mobilidade além de desafogar a Rodovia Presidente Dutra”, disse. No final, o vice do governador Sérgio Cabral divulgou a elaboração de um novo Plano Diretor da Baixada Fluminense. “Estamos preparando e vamos colocá-lo em discussão”, disse. No encerramento do seminário, o prefeito Nelson Bornier, o vice-governador e os demais prefeitos receberam da Firjan, uma cópia do documento, Visões de Futuro.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Inaugurado novo Centro de Emergência do Hospítal da Posse


























Por: Wandemberg
Os que  consideravam o Hospital da Posse um verdadeiro ‘matadouro' já podem reformular suas opiniões, esse rótulo já não faz mais sentido. Muitas melhorias foram feitas desde que o governo Nelson Bornier assumiu o município, provando que o principal problema era mesmo Gestão. Bornier assediou Brasília e o governo do Estado conseguindo com isso muitos progressos, ademais logrou formar uma equipe de trabalho a nível de excelência, tendo a frente um jovem dinâmico - Dr. Luizinho. Disposta verdadeiramente a dar um basta na triste situação verificada até então,  a equipe 'encarou' o grande desafio  com destacado espírito de luta e a Saúde do município de Nova Iguaçu, agora, já colhe os primeiros frutos. 

Não vai longe o primeiro dia de janeiro quando o prefeito eleito Nelson Bornier, tão logo recebeu na Câmara Municipal de Nova Iguaçu seu Diploma, saiu desesperado rumo ao Hospital da Posse - como se fosse 'tirar o pai da forca!’ - para tomar ciência de fato e direito sobre o que estava acontecendo. Chegando lá, o quadro constatado era realmente desolador: Seres humanos jogados pelos corredores, como se nada fossem. Falta de alimentação, de remédio, de material de assepsia, de luvas, água infiltrando-se pelas paredes, mau cheiro e tudo o mais que pode depor contra as mínimas condições exigidas em um hospital. 

Daquele 1º dia de jeneiro em diante muita coisa mudou. Já com 15 dias após sua primeira visita o quadro já houvera se transformado – o Governo transferiu pacientes. Trouxe remédio.  Acabou com os vazamentos. Enfim mudou o panorama tenebroso encontrado. 

De último - o que alguns atribuem à milagre, mas na verdade eu próprio chamaria de empenho/ vontade política/ (ou) similares - a inauguração de um novo Centro de Tratamento de Emergência feito com esmero, que mostra que novos tempos estão por  vir, claro,  a manter-se o ritmo apresentado nesses meses iniciais. O fato é que nessa feita o governo surpreendeu. Não se esperava tanto em tão curto período de tempo.

BORNIER PARTICIPA DE SEMINÁRIO NA FIRJAN COM PEZÃO, EMPRESÁRIOS E PREFEITOS DA BAIXADA


ASCOM/PMNI
FOTOS: RENATO FONSECA

O Prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier e sua vice Dani Nicolasina, participaram na manhã e hoje (21) do Seminário Visões de Futuro: Potencialidades e Desafios para o Estado do Rio de Janeiro, Região Baixada Fluminense, promovido através da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no auditório do Sesi.  O encontro que reuniu prefeitos, comerciantes e empresários  da Baixada Fluminense, contou com a presença do subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, e teve como palestrante o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, que abordou a realização de vários projetos do governo do Estado com impacto nos municípios da região, destacando a obra do Arco Metropolitano e a expansão da Via Light. Pezão fez promessas ao assumir compromisso de solucionar o problema de abastecimento de água na Baixada e ainda anunciou a entrega de duas obras para o final do ano em Nova Iguaçu: construção do viaduto de Austin e as obras de esgotamento sanitário do bairro Geneciano.


Pezão disse que a obra de construção do Arco Metropolitano está com atraso por causa das últimas chuvas. “Mas estaremos entregando em dezembro deste ano. É uma grande obra. Uma redenção para a Baixada Fluminense na área do desenvolvimento e logística”, destacou o vice-governador, que recebeu elogios de Bornier. “Pezão que já foi prefeito sabe muito bem o que as cidades precisam. Está fazendo um trabalho magnífico como vice-governador. Sempre a frente de projetos importantes: desde o asfalto na porta de casa até as parcerias de recursos nas áreas de saúde e educação”, salientou o prefeito, estendendo seus elogios ao presidente da Firjan, Eduardo Eugênio. “Muito importante a iniciativa da Firjan, sempre abrindo caminhos para novas discussões na Baixada Fluminense”, ressaltou Bornier.


Pezão, que palestrou quase meia hora, anunciou que no mês de abril o governo do Estado estará iniciando o processo licitatório para a obra de extensão da Via Light. Segundo o vice-governador, o projeto que amplia a rodovia até o Bairro Madureira, subúrbio do Rio, inclui a construção de sete viadutos e dois túneis. “Com a obra pronta a Baixada Fluminense ganhará mais mobilidade além de desafogar a Rodovia Presidente Dutra”, disse. No final, o vice do governador Sérgio Cabral divulgou a elaboração de um novo Plano Diretor da Baixada Fluminense. “Estamos preparando e vamos colocá-lo em discussão”, disse. No encerramento do seminário, o prefeito Nelson Bornier, o vice-governador e os demais prefeitos receberam da Firjan, uma cópia do documento, Visões de Futuro.


Nova Iguaçu ganha nova estação de trem




Nova estação de trem do Bairro da Luz será inaugurada até fevereiro de 2014
Por: Geraldo Perelo
Foto: Charles de Souza

A tão esperada estação ferroviária do bairro da Luz, em Nova Iguaçu, vai finalmente entrar nos trilhos. Foi o que garantiu o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, durante encontro nesta quinta-feira (21) com o prefeito Nelson Bornier.
A obra, um compromisso de campanha do então candidato Bornier, deve começar já no mês de agosto. Orçado em cerca de R$ 10 milhões, ela atende a um sonho antigo de cerca de 30 mil moradores, beneficiando, sobretudo, os bairros de Santa Eugênia, Bandeirantes, parte de Comendador Soares, Chacrinha e Canaã.
Segundo Bornier, o projeto da nova estação teve um histórico de adiamentos semelhante ao da Via Light, que também demorou décadas, até sair do papel, em 1998, no governo Marcello Alencar.
Autor, em 2009, da indicação do projeto, ainda como vereador da cidade, o secretário municipal de Governo, Thiago Portela, também festejou o anúncio da nova estação, lembrando que “foi uma luta de anos, incansável”, percorrendo os gabinetes da SuperVia.
“Sinto-me, agora, realizado, com a certeza de que os moradores do bairro da Luz foram, finalmente, atendidos em sua antiga reivindicação”, disse, Portela, ao sair do encontro, ao lado da vice-prefeita Dani Nicolasina e dos secretários de Obras, Carla Neves, e de Urbanismo, Giovanni Guidone, que vão trabalhar em parceria com a SuperVia.

CONCEITO MODERNO DE ACESSIBILIDADE
Com 2.100 metros quadrados, a nova estação de trem do bairro da Luz ficará localizada nas imediações do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam). Serão duas plataformas de embarque e desembarque, cobertas, com capacidade para receber composições de até nove carros e acessos diretos pela Rua Bernardino de Melo e Avenida Tancredo Neves (antiga Guadalajara).
Carlos Cunha disse que a nova estação, com previsão de inauguração entre janeiro e fevereiro de 2014, será construída dentro de um novo conceito de acessibilidade, sem rampas, escadas rolantes ou elevador. Segundo ele, será uma estação moderna, dentro dos padrões de acessibilidade recomendados pelo Banco Mundial.
“Nossa expectativa é a de que a nova estação receba um fluxo diário de cerca de 2,5 mil passageiros”, estimou o presidente da Supervia. “O que a gente está fazendo é ir atrás das comunidades, trazendo conforto, segurança e comodidade”, prometeu Carlos Cunha.
“A gente fica muito feliz em poder fazer esta nova estação, cumprindo uma promessa e retribuindo o que Bornier tem feito durante esses anos em parceria conosco, da SuperVia”, revelou.
Segundo Bornier, a nova estação vai acabar com o tormento dos passageiros que precisam caminhar por mais de 3 quilômetros de distância, a partir do bairro da Luz, para pegar o trem na estação de Comendador Soares ou de Nova Iguaçu.
“Agora, vamos partir para a realidade”, conclamou o prefeito, em seu gabinete de trabalho, entusiasmado no encontro com os técnicos da SuperVia.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO

Queda d'água em Tinguá (foto Antonio Jorge)
Repórter da FOLHA do IGUASSÚ no Rio São Pedro (próximo a sua nascente) no alto Tinguá a 1100 metros 
Linha Preta: Dutos que, desde o Século XIX, levam água das Serranias do Tinguá ao Rio de Janeiro

















































O "Dia Mundial da Água" foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas(DMA), para ser observado a partir de 1993,  de acordo com recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.
Nesse período vários Estados foram convidados, como se fosse mais apropriado no contexto nacional, a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21. 


                    A água poderá virar commodity
“O termo Inglês commodity é utilizado para designar uma série de produtos que independente de onde e quando são produzidos, mantém mais ou menos a mesma qualidade, e seu preço pode ser negociado em escala global. É o caso do petróleo, do ferro, da soja, do trigo e do café, entre outros, comprados e vendidos em bolsas de mercadoria e futuros. Em breve, essa lista deve ganhar um novo e importante item: a água. Pelo menos é o que prevê um artigo publicado na edição de hoje da  revista científica Nature. Segundo o texto, o movimento seria reflexo da escassez cada vez maior do bem natural, e as consequências desastrosas.
Para o autor, o pesquisador Frederick Kaufman, da City University of New York, nos Estados Unidos, a mercantilização piora ainda mais a falta do líquido em inúmeras regiões do globo. “Seria um desastre para os mais pobres do mundo, que já sofrem sem poços, sem água encanada sem sistema moderno de irrigação”, afirma. “A água financeirizada teria um efeito esmagador tornando a pobreza cada vez mais difícil de eliminar e elevando o número total de miseráveis em todo o mundo”, completa.
Segundo os dados da Organização das nações Unidas ONU atualmente cerca de 1,4 bilhão  de pessoas tem dificuldade ao acesso de água potável,seja por inexistência de sistema de encanamento por problemas climáticos ou pela falta de tecnologia parar extrair os recursos do solo. Além deles, pelo menos 2,3 bilhões de homens  e mulheres não têm acesso ao saneamento básico. Isso significa dizer que 3,7 bilhões de seres humanos, mais da metade da população mundial, enfrentam algum tipo de dificuldade severa  em relação à água. E esses O termo Inglês commodity é utilizado para designar uma série de produtos que independente de onde e quando são produzidos, mantém mais ou menos a mesma qualidade, e seu preço pode ser negociado em escala global. É o caso do petróleo, do ferro, da soja, do trigo e do café, entre outros, comprados e vendidos em bolsas de mercadoria e futuros. Em breve, essa lista deve ganhar um novo e importante item: a água. Pelo menos é o que prevê um artigo publicado na edição de hoje da  revista científica Nature. Segundo o texto, o movimento seria reflexo da escassez cada vez maior do bem natural, e as consequências desastrosas.
Para o autor, o pesquisador Frederick Kaufman, da City University of New York, nos Estados Unidos, a mercantilização piora ainda mais a falta do líquido em inúmeras regiões do globo. “Seria um desastre para os mais pobres do mundo, que já sofrem sem poços, sem água encanada sem sistema moderno de irrigação”, afirma. “A água financeirizada teria um efeito esmagador tornando a pobreza cada vez mais difícil de eliminar e elevando o número total de miseráveis em todo o mundo”, completa.
Segundo os dados da Organização das nações Unidas ONU atualmente cerca de 1,4 bilhão  de pessoas tem dificuldade ao acesso de água potável,seja por inexistência de sistema de encanamento por problemas climáticos ou pela falta de tecnologia parar extrair os recursos do solo. Além deles, pelo menos 2,3 bilhões de homens  e mulheres não têm acesso ao saneamento básico. Isso significa dizer que 3,7 bilhões de seres humanos, mais da metade da população mundial, enfrentam algum tipo de dificuldade severa  em relação à água. E esses números não incluem, por exemplo, quem sofre com racionamentos comuns em grandes cidades do país nos períodos de estiagem. 
Um exemplo do que pode acontecer caso haja aprofundamento da mercantilização da água é dado pelo mercado de commodities alimentares como a soja, o milho e o trigo. Os preços desses produtos atingiram no último ano suas máximas históricas. “Um sistema global de preços de alimentos beneficiou os agricultores. Já os padeiros e consumidores foram submetidos a derivativos  financeiros criados por bancos de  investimento”, aponta Kaufman. Ou seja, na matemática mercadológica, especuladores ganham e o consumidor final sai perdendo. 
Uma das causas é a dificuldade dos governos em regulamentar este filão do mercado. Nos estados Unidos um pacote de medidas para evitar especulação com alimentos acabou na justiça, onde está parado há anos, segundo o pesquisador, por pressão dos mercados que ganharam mais poder de manobra depois que a crise mundial minou empregos. ”É extremamente difícil regular o negócio de commodities globais, que movimenta US$648 trilhões em todo o mundo”, alerta o norte americano.
                                                                   
A possibilidade de mudança do status da água de bem natural para produto de negociação em bolsa é fruto, em grande parte, da exploração excessiva do bem, que vem se tornando tão escasso quanto ouro e petróleo. “Os aquíferos, relativamente, são poucos e estão sendo explorados. Eles, infelizmente, são fundamentais para a agricultura em uma série de países”,explica Tom Gleeson da Universidade de Montreal , no Canadá. “Esses são recursos críticos que precisam de uma melhor gestão”, completa o especialista.
Ele lembra ainda  que os efeitos da exploração excessivas da água, apesar de graves,são pouco mensuráveis pelos cientistas .. “O efeito para  o abastecimento é imprevisível”, afirma. Gleenson, no entanto , diz não ser possível determinar exatamente quanto uma ação que dificultasse o acesso à água seria catastrófica, tanto para o usuário doméstico quanto para a agricultura.
A primeira vez que o direito à exploração passou a ser negociada como um produto mercadológico foi em 1996, na região da Califórnia Ocidental, nos Estados Unidos. A região de 2mil quilômetros quadrados movimenta  mais de US$ 1bilhão em alimentos por ano, sendo o principal distrito de agricultura irrigada do país. Por l[á, há 16 anos, foi introduzido um sistema de comércio eletrônico em que os agricultores locais podem negociar entre si o direito de uso da água subterrânea e de superfície, que, assim como no Brasil, é regulamentado – e limitado – por Lei. De lá para cá, a iniciativa  cresceu. Apenas entre 2010 e 2011, o mercado de água cresceu 20%, atingindo em todo o mundo o valor de US$11,8 bilhões.
Apesar dos números vultosos, Frederick Kaufman ainda vê possibilidade de evitar o problema. “A transformação da água em uma commodity não é inevitável. Nós podemos Pará-la antes que comece”, afirma. Ele defende uma regulamentação do setor, especialmente nas Américas e na Europa, onde o processo está mais acelerado. O recurso, defende, deve continuar sendo um bem universal. Há forças que empurram para a regulamentação, mas há forças opostas a favor dos negócios de derivados. Ainda não existem ‘limites de posição’ para os banqueiros quando se trata de comida (e água), conclui.

Essa matéria foi extraída do jornal Correio Brasiliense e é de autoria de Max Miliano Melo. Achamos oportuno  aproveitá-la no mês em que comemoramos o Dia Mundial da Água



quarta-feira, 20 de março de 2013

Professores têm cinco dias para se apresentar em Nova Iguaçu


A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Administração divulgou no Diário Oficial desta quarta-feira (20/3) no Jornal ZM Notícias, a convocação de 325 professores aprovados no concurso realizado em junho do ano passado. Os profissionais têm cinco dias para se apresentarem munidos de documentos. São 250 professores II,  da educação infantil ao 5º ano e 75 professores I, que vão atuar nas turmas do 6º ao 9º ano.
 Os candidatos também podem consultar a listagem completa no blog: www.semednovaiguacu.blogspot.com.
 As vagas para professor I são para Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia, Matemática, Inglês, Ciências, num total de 10 vagas para cada disciplina e cinco para Educação Física. Atualmente, a rede tem aproximadamente 64 mil estudantes e 129  unidades escolares.
  Os candidatos devem comparecer ao setor de RH da Secretaria Municipal de Administração, localizado à Rua Antonio Wilman, 403- Moquetá, no prazo de 05 (cinco) dias, no horário das 9h às 16h.  No ato da apresentação, os professores devem portar os seguintes documentos:  carteira de identidade, CPF, Título de Eleitor, declaração de quitação com a justiça eleitoral, declaração de imposto de renda, PIS/PASEP (caso não possua inscrição apresentar cópia da carteira profissional, uma foto 3X4, certificado de formação profissional (diploma), certificado de reservista, comprovante de residência e atestado de saúde.

terça-feira, 19 de março de 2013

Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu começa a distribuir 1,1 milhão de litros de leite


  joana barros braga mineiro
A secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Cristina Quaresma, fez questão de estar presente na abertura da entrega dos kits do Programa Leite Social, que começou nesta terça-feira (19.03), nos bairros Parque Todos os Santos, Bom Jesus, São Jorge, Pantanal e Tiradentes. Ao todo, serão distribuídos 8.630 kits e a entrega acontece até sexta-feira (22.03). Com o benefício, o governo do prefeito Nelson Bornier pretende reduzir ao máximo as deficiências nutricionais da população carente da cidade que esteja na linha abaixo da pobreza.
“A entrega está sendo feita em bairros muito carentes e pudemos perceber a necessidade e a importância da continuidade. Quebramos o boato de que o prefeito Nelson Bornier iria interromper o Programa Leite Social, estamos provando que iremos reforçá-lo. No governo passado, segundo a própria população, a entrega era feita irregularmente, e nós iremos normalizá-la, com intervalos de 45 dias”, disse Cristina, enfatizando que a população ficou muito feliz e que o resultado foi bastante positivo. A ação contou com a Polícia Militar, Defesa Civil e Superintendência de Vigilância Ambiental.
         Com o projeto, o Governo Municipal está investindo R$2,4 milhões para o fornecimento, durante um ano, de 1.15 milhão de litros de leite. A meta é chegar a 10 mil famílias com crianças até 10 anos de idade, idosos a partir dos 65 anos, gestantes e nutrizes, até 11 meses. Cada beneficiário tem direito a um fardo, o equivalente a 12 litros do produto.
“A programa do leite vem para somar às ações sociais que estamos implementando no governo, priorizando, sobretudo, quem já está cadastrado no Bolsa Família e Renda Melhor. Estamos aqui para provar que assistência social é para todos”, explicou a secretária.
            Mãe de dois filhos, um deles de apenas 9 meses, Ana Paula Gomes, 25 anos, moradora do bairro Bom Jesus, disse que não tem condições para comprar tanto leite. “Me surpreendi com a organização da ação. Estou mais tranqüila, porque sei que não irá faltar leite para meus filhos. Bornier é um prefeito de palavra. Elizabeth Moutinho da Conceição, 47, bairro Bom Jesus, tem um filho especial e agradeceu ao Bornier pela continuidade e seriedade com o programa. “No governo passado, o programa já existia, mas era uma bagunça, ficávamos meses sem receber o leite”, desabafou a dona de casa.
Na quarta-feira (20), a distribuição de leite será em Comendador Soares. As famílias cadastradas devem se dirigir à Associação de Moradores Zumbi dos Palmares, Igreja Católica São José Operário, Rua Carnaúba (Jardim Iguaçu) e subprefeitura, em frente à Assembléia de Deus da Rua Presidente Kennedy.
         Na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), o Leite Social será entregue às famílias cadastradas de Austin, na Travessa Mirin (Guacha) Posto de Saúde do Mariléia, Igreja Católica Menino Jesus (Cacuia), Escola Municipal Althair Pimenta de Moraes e Bar do Sapo, na Rua Turiaçu, em Rodilândia.
        

Prefeitura prepara novo edital de convocação de professores


 Os professores aprovados no concurso para o magistério de Nova Iguaçu devem ficar atentos. A Prefeitura  está preparando edital de convocação de 325 profissionais do concurso realizado e, ano passado. São 250 professores II, que vão atuar da educação infantil ao 5º ano e 75 Professores I, do 6º ao 9º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Matemática, Inglês, Ciências e Educação Física.
 De acordo com o secretário Municipal de Educação, Paulinho Leopoldo, os profissionais vão suprir as carências em duas escolas criadas este ano, a Maria Cândida Sobreira Vianna, a Alfredo Pereira de Magalhães e no CIEP municipalizado 033 Pixinguinha.
 Esta é a segunda convocação de professores este ano.  No dia 14 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Administração publicou o Edital de Convocação nº 03/2013, no qual solicitava o comparecimento de 200 educadores. 

segunda-feira, 18 de março de 2013

JOVENS DE COMUNIDADES CARENTES DE NOVA IGUAÇU APRESENTAM ESPETÁCULO TEARAL NA CASA DO MENOR




Apresentação da Cia de Teatro e Dança Ru’arte é mais uma iniciativa do Centro Cultural da Casa do Menor São Miguel Arcanjo

O Centro Integrado Dom Adriano Hipólito (C.I.D.A.H), localizado Rua Valentina, 21, Miguel Couto, Nova Iguaçu – 21-3779-9909, realizará, no dia 27de Abril de 2013, o primeiro espetáculo cultural “O DIÁRIO DE UM MENINO” aberto ao público da Baixada Fluminense.
  SOBRE O CENTRO CULTURAL
 Em 2006, a inauguração do Espaço Cultural da Casa do Menor São Miguel Arcanjo teve a ilustre presença do ex-ministro da cultura, Gilberto Gil (Veja matéria exibida na TVE Brasil, link: http://www.youtube.com/watch?v=oPXEcNX8pq0&list=UUbsX__iEyC-zgteuVtTyQqg&index=45). Na ocasião, nossas crianças, adolescentes e jovens apresentaram números que envolviam técnicas de Circo, Dança e muita música: até o Hino Nacional foi tocado no ritmo dos tambores! Considerada, uma das melhores estruturas culturais de Nova Iguaçu, o C.I.D.A.H oferece oficinas gratuitas de Capoeira, Percussão, Dança, Futsal e Circo de segunda a sábado das 9h as 17h. Faixa etária: a partir dos 8 anos de idade.
 O atual professor do Centro Cultural da Casa do Menor, André Alves (Tikin), foi o grande incentivador para que a Cia de Teatro e Dança R’uarte, composta por adolescentes e jovens de Miguel Couto e adjacências, produzissem o espetáculo “O DIÁRIO DE UM MENINO”, que é composta por cenas inspiradas no cotidiano e na história de vida de alguns integrantes da companhia. Neste espetáculo as problemáticas sociais, tais como: violência contra a mulher, meninos de rua e uso abusivo das drogas são discutidas através do Teatro e da Dança. O objetivo do evento é divulgar a arte do nosso Município através do protagonismo dos nossos jovens e arrecadar recursos para manter o nosso espaço funcionando e atendendo a comunidade local. Nossos jovens artistas prometem uma noite inesquecível e de muita reflexão.
 Maiores informações sobre à Casa do Menor São Miguel Arcanjo estão em
 O Espetáculo “O DIÁRIO DE UM MENINO” acontecerá no dia 27 de Abril de 2013, Sábado, a partir das 19h, com ingressos antecipados a R$ 5,00. Pontos de Venda: Secretaria da Casa do Menor no Ambaí e no Centro Cultural da Casa do Menor. Os apreciadores das manifestações artísticas terão a oportunidade de conhecer o melhor do teatro e dança das comunidades de Nova Iguaçu.
  
SOBRE O ESPETÁCULO
 O Espetáculo Diário de um Menino mostra algumas das razões que levam uma criança a se tornar menino de rua. Suas decepções, frustrações, medos, dificuldades e as armadilhas que eles encontram em sua vida em sociedade, e com a própria família. A esperança, porém, existe e se realiza por meio do encontro com uma pessoa que consegue enxergar um coração perdido, mas sedento de amor e o mostra um novo caminho para um recomeço.